Connect with us

Gusttavo Lima bebe demais durante live e CONAR abre representação ética contra o cantor

Famosos

Gusttavo Lima bebe demais durante live e CONAR abre representação ética contra o cantor

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária abriu representação após dezenas de denúncias de consumidores sobre a publicidade das bebidas.

Não é de hoje que associamos cantores sertanejos a bebidas alcoólicas, principalmente cerveja. Grandes cantores do cenário chamado “sertanejo universitário”, como Marília Mendonça e Gusttavo Lima, e até mesmo os mais antigos, como Leonardo, fazem parte de uma associação da “sofrência” das músicas ao consumo de álcool, relacionando a bebida ao “alívio dos sentimentos”. Músicas como “10%”, da dupla Maiara & Maraisa, tratam dessa relação de uma forma mais “leve”, como elas cantam no trecho: “Sabe que sou viciada e bebo dobrado ouvindo um modão”.

Só que com a pandemia de Coronavírus, vários artistas passaram a fazer shows ao vivo em grandes plataformas, como o YouTube, no intuito de influenciar a população a ficar em casa e aderir a quarentena, ajudando assim a reduzir o número de infectados. E muitas delas foram patrocinadas por grandes empresas, como a Ambev, que associaram seus produtos alcoólicos aos cantores. Com isso, não foi difícil ver cantores como Bruno, da dupla com Marrone, bebendo alguns copos de cerveja nas lives.

E aí começou a discussão: no último dia 11, o cantor Gusttavo Lima fez um show chamado “Buteco em Casa”, patrocinado pela Bohemia, cantando, conversando, comendo e, claro, bebendo. E de copo em copo, Gusttavo Lima ficou cada vez mais alcoolizado, perdendo a mão em algumas falas e atitudes. A maioria delas, claro, não foi vista de forma negativa. Pelo contrário: muita gente nas redes sociais se divertiu com as loucuras dele durante a transmissão, que variaram entre “um ventinho” que desequilibrava o cantor de vez em quando, até o momento em que ele resolveu cozinhar.

Porém, o consumo desenfreado de álcool na transmissão do show de Gusttavo Lima incomodou várias pessoas, que perceberam que a ação publicitária da Ambev nessa live não tomou vários cuidados considerados essenciais pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas, já que o cantor fez um consumo alto de bebidas alcóolicas em uma plataforma pública, gratuita, e acessível para todos os públicos, sem a devida restrição a menores de idade, por exemplo.

Por isso, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – o CONAR – comunicou na manhã dessa terça (14) que abriu uma representação ética contra as ações publicitárias da Ambev e do Gusttavo Lima nas transmissões da “Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa” e “Buteco Bohemia em Casa”. O comunicado do CONAR fala que a representação foi aberta após dezenas de denúncias feitas por consumidores, “que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas”.

CONAR também fala que esse tipo de publicidade “deve ser conciliada com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidado para que não seja difundida ao crianças e adolescentes.”, principalmente pelo momento difícil que vive o país.

A Ambev e o Gusttavo Lima, responsáveis por toda a ação e sua veiculação nas redes sociais, terão o prazo regimental do CONAR pra apresentar uma defesa ao Conselho de Ética, ou adaptar o conteúdo das lives de acordo com as regras éticas.


Cantor falou nas redes sociais

Pelo Twitter, o cantor Gusttavo Lima falou sobre o “grande serviço social” que os artistas estão prestando a população nesse momento de crise. Veja o que ele disse:

“Os artistas estão procurando uma forma de interagir com os fãs e com o público em quarentena por meio das lives. Estamos prestando um grande serviço social por meio dessas lives. Além de shows ao vivo, estamos arrecadando e fazendo doações para entidades e pessoas carentes que neste momento passam por extrema necessidade… Estamos dividindo as nossas intimidades, mostrando ao público como é nossa vida fora dos palcos, compartilhando momentos únicos!!! Àqueles que só criticam e não ajudam em NADA, vai um conselho: não precisam ajudar, mas não atrapalhem quem está procurando ajudar nossos irmãos necessitado.”


Novas informações a qualquer momento.

Comentários
Continue Reading

Criador de conteúdo digital, há 20 anos vivendo e aprendendo, apaixonado por entretenimento, criação e principalmente televisão. Nas redes sociais, @niconatv.

Click to comment

Deixe um comentário

Mais sobre Famosos

To Top